Durante o evento, ele anunciou a criação de uma Agência de Saúde da Baixada, formada em janeiro deste ano com objetivo de planejar ações integradas para melhor a qualidade da saúde pública na região.
Ao todo, serão investidos na Baixada Santista R$ 90 milhões, que contemplam inicialmente oito municípios da região. Os novos serviços deverão ser entregues até o final deste ano.
Somente em Itanhaém, segundo o Governo do Estado, o número de leitos do Hospital Regional dobrará, passando de 70 para 40. Já em Bertioga, o Hospital Municipal receberá investimentos para obra e aquisição de equipamentos, ampliando o número de leitos de 35 para 80.
O Município também será contemplado com a criação de uma Unidade de Sustentação de Vida, com recursos e equipamentos capazes de reterem pacientes graves por pelo menos 48 horas.
Em Peruíbe, será concluído o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com atendimento em diversas clínicas. O objetivo é desafogar o alto fluxo de atendimentos em hospitais da região.
Também na Cidade haverá a reforma do pronto-socorro local, que se transformará em uma unidade hospitalar de pequeno porte, com 75 leitos.
Trinta e oito leitos serão criados em Mongaguá. Eles estarão divididos em duas clínicas: médica para adultos e clínica pediátrica. Os equipamentos serão instalados no Hospital Municipal Dr. Adoniran.
Para Cubatão, a atenção primária será reforçada com pelo menos uma unidade básica. E em Praia Grande, o Estado discutirá uma gestão compartilhada de leitos de alta complexidade.
A proposta é de que a Secretaria de Saúde compre leitos no Hospital Irmã Dulce.
InfectologiaEm Guarujá, será criado um hospital totalmente voltado para o atendimento de doenças infecciosas e parasitárias. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II funcionará no antigo Hospital Ana Parteira. Com uma parceria com a Fundação Faculdade de Medicina já existente, a unidade dará privilégio à contratação de profissionais da região.
O Emílio Ribas da Baixada terá 54 leitos de infectologia. O prédio também irá abrigar uma segunda unidade do Instituto Adolfo Lutz, que fará exames complementares aos já disponíveis no laboratório de Santos.
Oncologia
Ainda segundo o governador, Santos ganhará o Centro de Referência do Câncer, em Santos, nas dependências do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), que passa por ampliação e restruturação de serviço.
Santas Casas
Durante o evento, a Secretaria de Saúde anunciou também a liberação de R$ 1,9 milhão para santas casas da Baixada Santista. Os recursos irão auxiliar cerca de 120 instituições em todo o Estado. Os valores se referem aos repasses do primeiro semestre de 2011.
“Trata-se de um reforço importante para o caixa dos hospitais filantrópicos, para que eles possam continuar atendendo os pacientes que dependem da rede pública”, afirmou o secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Sobre a agênciaA Agência de Saúde será liderada pelo médico infectologista David Uip, diretor do hospital estadual Emílio Ribas e contará com a participação dos secretários municipais de Saúde das nove cidades da região.
Para melhorar a qualidade do saúde pública na Baixada, reuniões periódicas para avaliação e mensuração de resultados.
Entre as ações de prioridade da Agência estão o combate à dengue, redução da mortalidade infantil, regionalização do atendimento à saúde, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário