quarta-feira, 28 de março de 2012

Alckmin entrega 200 Bases Comunitárias Móveis e anuncia mais 50




A cerimônia de entrega foi realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital
O governador Geraldo Alckmin entregou 200 novas Bases Comunitárias Móveis (BCM) na manhã desta segunda-feira, 26, que serão distribuídas para todas as regiões do Estado. A cerimônia de entrega foi realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. Para o mês de abril, está prevista outra entrega de mais 50 novas bases.

O investimento estadual na compra das bases foi de R$ 29,5 milhões, ao custo de R$ 118 mil cada. Elas são equipadas com todo o aparato necessário, como aparelhos de radiocomunicação digital e giroflex. A Polícia Militar distribuiu as bases de acordo com os índices de criminalidade, enviando-as para locais em que o policiamento se faz mais necessário.

"A base comunitária móvel tem muita eficácia porque ela tem mobilidade. Você, às vezes, colocando a base dois quarteirões do lado, três quarteirões do outro lado, você traz uma grande segurança e surpreende a atividade criminosa. E a polícia comunitária, o bairro conhece o policial, confia no policial, colabora com ele e, ao mesmo, tempo a polícia conhece o bairro", destacou Alckmin.

A capital receberá 61 bases, a Grande São Paulo terá mais 44 e 91 irão para as cidades do interior. Das quatro restantes, duas ficam com o Centro Superior de Manutenção de Material Moto Mecanizado (CSM/MM), uma vai para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e uma para a Escola Superior de Soldados (ESSd).

A ideia das bases é seguir o modelo de Polícia Comunitária. Com um posto permanente, o cidadão conhece os policiais que atuam no bairro e se sentem mais à vontade para trocar informações e fazer denúncias, o que facilita o trabalho da polícia.

Nas BCMs, a população pode registrar as mesmas ocorrências que estão disponíveis na Delegacia Eletrônica - acidentes de trânsito sem vítimas, furtos de veículos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto ou perda de documentos, celulares e placas de veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário